formaçao de professores
A formação de professores para a escola básica constitui, pois fator relevante na melhoria da qualidade da escola pública, mas não considerada de forma isolada, e sim no bojo de decisões políticas mais amplas que apontem a melhoria das condições de trabalho docente. (AZZI, 2009, p.57)
A ação do professor frente aos processos e resultados das avaliações institucionais externas possibilita significação destas diante do processo educativo. Os resultados de uma avaliação, quando aplicada através de agências promotoras externas a escola e provas padronizadas, não tem vida própria. São divulgados à comunidade como se estes possuíssem sentido natural, parte do principio que toda a comunidade entende o processo de como avaliação acontece e de como se utiliza os resultados, o que constituísse uma inverdade. Tanto os processos quanto os resultados só adquirem sentidos quando ocorre à apropriação por parte de toda a comunidade escolar e o professor é um facilitador nessa dinâmica.
Uma formação acadêmica e/ou continuada de qualidade que oportunize um conhecimento das múltiplas realidades que envolvem a educação e os conceitos e saberes inerentes a avaliação em larga escala contribuirá para a melhoria da qualidade. Assim como, quanto maiores forem os espaços para debate e problematizações sobre as avaliações, tanto internas como as externas, maior será as oportunidades dos professores e comunidade escolar para significarem estes processos e seus resultados no cotidiano escolar.