Apostila elt de potência
Resumo
INSTRUMENTAÇÃO é a ciência que aplica e desenvolve técnicas para adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais.
Grandezas que traduzem transferências de energia no processo:
CLASSIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
FUNÇÃO SINAL TRANSMITIDO TIPO DE SINAL
CLASSIFICAÇÃO POR FUNÇÃO
CLASSIFICAÇÃO POR SINAL TRANSMITIDO
Tipo pneumático Nesse tipo é utilizado um gás comprimido, cuja pressão é alterada conforme o valor que se deseja representar.
Padrão de transmissão ou recepção: de 0,2 a 1,0 kgf/cm2 (aproximadamente 3 a 15psi.
Gás mais utilizado para transmissão é o ar comprimido, sendo também o NITROGÊNIO e em casos específicos o GÁS NATURAL (PETROBRAS).
VANTAGEM: Operação com segurança em áreas onde existe risco de explosão.
DESVANTAGENS: Necessita de tubulação de ar comprimido; Necessita de equipamentos auxiliares; O sinal não pode ser enviado à longa distância (Atraso); Vazamentos.
Tipo Hidráulico Similar ao tipo pneumático, utiliza-se da variação de pressão exercida em óleos hidráulicos para transmissão de sinal.
Utilizado em aplicações onde torque elevado é necessário ou quando o processo envolve pressões elevadas.
VANTAGENS: Podem gerar grandes forças; Resposta rápida.
DESVANTAGENS: Necessita de tubulações de óleo; Necessita de inspeção periódica do nível de óleo; Necessita de equipamentos auxiliares; Vazamentos.
Tipo elétrico tipo de transmissão que utiliza sinais elétricos de corrente ou tensão. tipo de transmissão largamente usado em todas as indústrias;
O sinal é linearmente modulado em uma faixa padronizada representando o conjunto de valores entre o limite mínimo e máximo de uma variável de um processo qualquer;
Para longas distâncias são utilizados sinais em corrente contínua variando de (4 a 20 mA); distâncias até 15 metros