Automação
Disciplina: Automação III
Turma: November 560
Professora: Fernanda Araújo
Aluno: Jônatas David da Penha Freire
Elemento Final de Controle
Fortaleza, 14 de Fevereiro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 02
2. VÁLVULAS DE CONTROLE 02
2.1. COMPONENTES DA VÁLVULA DE CONTROLE 03
2.2. CLASSIFICAÇÃO DAS VÁLVULAS QUANTO AO DESLOCAMENTO DA HASTE 04
2.3. TIPOS DE VÁLVULAS DE CONTROLE 04
2.4. SELEÇÃO DO CORPO DA VÁLVULA 05
2.5. ACESSÓRIOS DA VÁLVULA DE CONTROLE 05
2.6. I/P (CONVERSOR OU TRANSDUTOR) 06
3. CONCLUSÃO 06
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 06
1. INTRODUÇÃO
Apesar de nem sempre receber a devida atenção, a escolha do elemento final de controle mais adequado é de grande importância para o bom desempenho de uma malha de controle, pois ele é o responsável pela modificação de valores diversos para que a variável sob controle seja mantida no valor desejado.
Elemento final de controle é o mecanismo que modifica o valor da variável manipulada, em resposta a um sinal de saída do controlador automático. Geralmente é constituído por um atuador e por um dispositivo que é acionado pelo atuador e varia a variável manipulada.
Existem diversos tipos de elementos finais de controle, tais como resistências elétricas, bomba, motor, etc., porém, sem dúvida a de maior uso e por isto a mais importante é a válvula de controle.
2. VÁLVULAS DE CONTROLE
No controle automático de processos industriais, a válvula de controle tem um papel muito importante na regulação da malha de controle.
A válvula de controle é um dispositivo capaz de regular a vazão de um fluido que escoa através de uma tubulação, por meio do posicionamento relativo de um obturador que obstrui a área livre de passagem do fluido.
2.1. COMPONENTES DA VÁLVULA DE CONTROLE
a) Atuador:
O atuador das válvulas pneumáticas é um sistema operado com membrana, onde a pressão do ar modulado pelo controlador atua em oposição a uma mola,