Relatório sobre MLC
1.1. DEFINIÇÃO
Este trabalho visa compreender a Madeira Laminada Colada (MLC), também conhecida como GLULAM (Glued Laminated Timber), em grande parte de seu âmbito, apresentando as suas vantagens e desvantagens. Procura-se alcançar o entendimento deste tipo de estrutura desde afase de sua produção até as características do seu produto final, bem como os requisitos para sua fabricação, montagem e manuseio, as suas propriedades físicas e químicas, sua resistência mecânica esua versatilidade. Uma vez que o conhecimento teórico é obtido nesse trabalho, este pode ser aplicado no campo real da construção civil.
A fabricação da madeira laminada colada reúne duas técnicas bastante antigas. Como o próprio nome indica, a mesma foi concebida a partir da técnica da colagem aliada à técnica da laminação, ou seja, da reconstituição da madeira a partir de lamelas (neste caso entendidas como tábuas).
Por definição técnica, chama-se de Madeira Laminada Colada, toda peça de madeira reconstituída a partir de lâminas com dimensões relativamente reduzidas, se comparadas á peça final, de tamanho variável, de acordo com a necessidade do cliente. A garantia de que a técnica funcione e não cause conflitos está na colagem, feita de acordo com que as fibras da madeira estejam paralelas e coladas entre si, garantido a segurança do serviço.
1.2. BREVE HISTÓRIA
Pelo que se tem conhecimento a sua aplicação concreta teve início no século XIX. O exemplo mais marcante que pode ser citado é o de arcos compostos por lâminas (tábuas) encurvadas e sobrepostas, mantidas unidas por ligações mecânicas. Essa técnica foi introduzida pelo coronel Emy no final do século passado.
No entanto, a junção das duas técnicas, para dar origem à Madeira Laminada-Colada (MLC) empregue no fabrico de elementos estruturais a serem utilizados na construção civil, só foi possível, com o surgimento de colas de alta resistência. Foi, portanto, em 1906, com o aparecimento da cola de