Principais Grupos Comunistas Brasileiros
Partido Comunista Brasileiro
O Partido Comunista Brasileiro, cujo nome de fundação é Partido Comunista do Brasil, foi fundado em Niterói a 25 de março de 1922. De âmbito nacional teve como objetivo principal promover no Brasil uma revolução proletária que substituísse a sociedade capitalista pela sociedade socialista. Em junho daquele mesmo ano foi colocado na ilegalidade, condição em que passaria a maior parte de sua existência. Da matriz de 1922 emergiram uma série de partidos importantes na dinâmica política brasileira: o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR8), o Partido Comunista do Brasil - PCdoB, o Partido Popular Socialista – PPS e o próprio PCB atual, além de todos os grupos de matriz trotskista e estalinista que surgiram e desapareceram desde então.
O atual Partido Comunista Brasileiro - PCB surge como resistência à decisão majoritária do Congresso do PCB em 1992 de tornar-se o Partido Popular Socialista - PPS. A documentação foi entregue ao AEL entre 1991 e 1992, por Roberto Freire, na época presidente do Partido Popular Socialista (PPS), mediante um acordo no qual o AEL torna-se depositário do arquivo do Partido Comunista Brasileiro que estava sob a guarda do Instituto Astrogildo Pereira. Esse acordo foi instituído pelo partido em consonância com o Programa de Preservação da Memória do PCB, que visava ao resgate e a promoção de meios que garantissem o amplo acesso e uso das informações. Parte das publicações e a totalidade das gravações em vídeos foram catalogadas e as informações estão disponíveis nesse sistema de informações.
A coleção é formada por jornais e revistas editados e recebidos pelo partido, relatórios, circulares, boletins, atas, resoluções, etc. Os microfilmes trazem cópias de documentos que na época eram enviados pelo Partido Comunista Brasileiro à Internacional Comunista e versavam sobre a organização de movimentos ligados àquela organização e ainda documentos sobre a