O MOVIMENTO OPER RIO
NOME:LARISSA GABRIELLE DE OLIVEIRA TURMA:90 DATA:14/04/15
La Salle Esteio,15 de abril de 2015
INTRODUÇÃO
Nesse artigo eu irei falar sobre o movimento operário, suas características, quais assuntos levaram a ocorre esse movimento, os seus lideres e o que foi feito após isso tudo. Mas principalmente suas características do movimento operário da primeira republica.
O MOVIMENTO OPERÁRIO NA PRIMEIRA REPUBLICA
O Movimento operário brasileiro viveu nos anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. A ascensão do movimento operário no Brasil naquele anos finais da década de 1910 relacionava-se diretamente á vitória dos comunistas na Revolução Russa. Vários grupos operários no Brasil e no mundo acreditavam que havia chegado o momento de colocar um fim á exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Esse entusiasmo não foi o suficiente, no entanto, para que a revolução se disseminasse. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado e enfrentar grandes desafios.
O primeiro deles foi o recrudescimento da repressão PR parte do governo . A justificativa apresentada era a de que o movimento operário era artificialmente controlado por lideranças estrangeiras radicais que iludiam o trabalhador nacional. Por conta disso foi aprovada no Congresso,em 1921, a lei de Expulsão de estrangeiros que permitia, entre outras coisas, a deportação sumária de lideranças envolvidas em distúrbios da ordem e o fechado de organizações operárias. O principal alvo dessa lei eram os anarquistas .
A expansão do anarquismo foi rápida nas grandes cidades brasileiras nas primeiras décadas do séculos xx. Suas propostas de supressão do Estado e de todas as formas de repressão encontraram receptividade entre os trabalhadores naqueles tempos em