Elementos de transição e suas atribuições
TITÂNIO
Número Atômico: 22
Peso Atômico: 47,867
Densidade: 4,507
Raio Atômico: 176 ppm
Estrutura: Cristalina
Configuração eletrônica: [Ar] 3d² 4s²
Características
Metal relativamente abundante na crosta terrestre. Tem seu nome originado através da mitologia grega, o Titânio recebeu esse nome graças aos deuses Titãs e significa força.
Fazendo jus a seu nome o titânio apresenta grande resistência permitindo sua aplicação em motores de jatos, ferramentas e foguetes, seu baixo peso comparado ao ferro facilita essa aplicação. Além da resistência apresenta outras características importantes sendo elas, imunidade a ferrugem e não alérgico, permitindo seu uso em implantes dentários e jóias corporais em geral.
Mas nem tudo são vantagens apesar de todos seus benefícios o titânio é um metal caro, esse fato não relacionado a sua ocorrência de seu minério na Terra, que é relativamente alta, mas sim a dificuldade em refinar o metal que gera altos custos.
Para comprovar a importância deste metal podemos citar que o dióxido de titânio esta presente ao nosso redor em nosso dia-a-dia, ele é o branco da tinta branca, e ele não está presente somente na tinta mas em todas as outras fornecendo opacidade impedindo que o que esta embaixo seja visto, por isso não enxergamos a próxima página de um livro por exemplo.
Resumo de aplicações: Lâminas para aparelhos de barbear, disco de motor para jatos de propulsão, implantes dentários, joias corporais, facas para mergulhadores, eletrodo para galvanoplastia, dióxido de titânio que, pela sua extrema brancura e reflexo elevado, encontra largo uso como pigmento no fabrico de tintas, lacas, esmaltes, papel, borracha, têxteis, plásticos, cerâmicas e cosméticos. Cristalizado, o rutilo emprega-se também no fabrico de pedras preciosas artificiais que imitam o diamante. Entre os restantes compostos merecem referência especial o sulfato de titânio (IV), intermediário no fabrico do dióxido, e