Elementos de psicopatologia
A Psicopatologia é o estudo científico dos transtornos psicológicos, ou seja, a natureza e o desenvolvimento dos comportamentos, pensamentos e emoções anormais.
Tem como objetivo observar e descrever os sintomas, ponto de partida para elaboração de um futuro diagnóstico e tratamento. Ex: psicoterapia clínica.
2.O que é distúrbio psicológico?
É uma disfunção psicológica que ocorre em um indivíduo e está associada com angústia, diminuição adaptativa e uma resposta atípica.
3.Explique as três abordagens do comportamento anormal ao longo da história.
A tradição sobrenatural: comportamento desviante tem sido considerado um reflexo da batalha entre o bem e o mal. Demônios e feiticeiras. Tratamentos para possessão, histeria em massa.
A tradução biológica: buscam as causas físicas dos transtornos mentais desde os primórdios. A crença de que os transtornos psicológicos eram causados pelo aspecto biológico.A tradição psicológica: Grande salto dos espíritos maus até a patologia do cérebro como causa para os transtornos psicológicos. Percursor das modernas abordagens psicossociais. Reforma manicomial e declínio da terapia moral.
4.Quais as funções mentais, explique as de uma determinada área.
ATENÇÃO (área perceptiva) = a reação seletiva, pela qual o ego examina o mundo externo e interno, chama-se atenção. Qualidade de selecionar o que vai enfocar, capacidade de dirigir o foco para uma determinada situação. A nossa atenção pode se dar através de estímulos .Interno: minha culpa, meus conflitos Externo: ex. a chuva. CARACTERISTICAS DA ATENÇÃO. Amplitude: refere-se ao campo que pode compreender a atenção. Ex. João se preocupava com a sensualidade = corpo e pele = e não com tudo ao mesmo tempo. Estar com o campo fora do normal. Intensidade: É às vezes superficial (fazer tudo sem prestar atenção nos empecilhos) e outra vez, profunda. Duração: refere-se à tenacidade (manter foco na