História Medieval - Claretiano
ATIVIDADE DO 1º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:
HISTÓRIA MEDIEVAL I
Curso: Licenciatura em História – EAD
Disciplina: História Medieval I
Descrição da atividade
Na Unidade 1, você acompanhou a construção historiográfica da noção de "Idade Média". Pôde observar mais de perto as visões que os estudiosos renascentistas e iluministas, além dos historiadores dos séculos 19 e 20, produziram sobre o período. Vimos que, por vezes, as teorias se contradizem parcial ou completamente, mas que, em muitos casos, são complementares.
Agora, exercitaremos nosso poder de análise, reflexão e síntese. Elabore um texto de, no máximo, 30 linhas, refletindo sobre as bases ideológicas que permitiram a formação e a mudança da noção de "Idade Média" do século 15 ao 21. Esse texto deverá responder às seguintes questões: em qual contexto surgiu a noção de Idade das Trevas? Essa ideia permaneceu entre os historiadores românticos dos séculos 18 e 19? Os historiadores da escola dos Annales propuseram alguma mudança em suas análises sobre esse período?
“IDADE DAS TREVAS” – EM QUE CONTEXTO SURGIU TAL CONCEITO?
O conceito de “Idade das Trevas”, que é usado para designar o período que marca o fim das grandes civilizações antigas até o aparecimento da chamada “Era Moderna”, surgiu durante a época que conhecemos como Renascimento, que tinha por objetivo resgatar a grandiosidade da civilização antiga e engrandecer o período em que viviam, considerando tal período da “idade média” como uma lacuna histórica, período este marcado por pessoas irracionais, barbáries, estagnação social, cultural e econômica. Conforme vimos, a expressão “médium tempus” foi cunhada por ícones renascentistas como Petrarca e Michelangelo que em sua época, consideravam o período “Médio” como uma deformação histórica, dando assim força a tal conceito que permanece até os