O SOFRIMENTO PSIQUICO NA PERSPECTIVA DA PSICOPATOLIGIA FUNDAMENTAL
845 palavras
4 páginas
O SOFRIMENTO PSIQUICO NA PERSPECTIVA DA PSICOPATOLIGIA FUNDAMENTAL- A Psicopatologia é definida como um discurso, um saber, sobre a paixão da mente, da alma.
- O medico é terapeuta pois exerce a terapia: o cuidado sobre Eros restabelecendo, assim o equilíbrio pulsional para que Eros seja liberado de excesso.
- O paciente é aquele que tem algo que não sabemos a origem, e que o leva a reagir de forma imprevista.
- Cada contexto histórico politico teve sua psicopatologia, tentativas de decompor o sofrimento psíquico em seus elementos de base, para poder compreendê-los, classifica-los, estudá-los e trata-los.
- Para Freud a ‘’psicoanealise’’ é uma analise do psiquismo, trata-se de decompor e analisar os elementos que constituem os sintomas e as manifestações patológicas do paciente.
- O sofrimento psíquico na Grécia era visto como um castigo dos deuses irritados com a hybris dos homens.
- Nas obras de Eurípedes a loucura se psicologiza , os casos clínicos e sua etilogia são atribuídos as consequências das emoções na vida dos homens.
- Já com Hipócrates a loucura é entendida como um efeito do desarranjo na natureza orgânica do homem, havendo assim a perda da razão ou controle emocional.
- Platão tem uma visão nova da psyché, pois considera que a mesma é composta de três almas: uma racional, o logos, uma afetivo-espiritual e uma terceira que seria apetitiva.
- Galeno considera o desarranjo humoral como a causa da doença mental.
- A medida que a hegemonia do cristianismo se impõe, a visão medieval da loucura se associa a possessão demoníaca.
- No século XV e XVI a medicina, influenciada pelo retorno das ideias de Galeno, passa a considerar componentes psicológicos na loucura propicia o aparecimento da noção de alienado.
- Enquanto no século XVII as categorias platônicas são acrescentadas as teorias da loucura.
- XVIII é marcado por uma psicopatologia desordenada, devido a falta de fundamentação sólida da fisiologia nervosa.
- Em 1801 Pinel publica seu tratado