ELE e EU. NÓS? O OUTRO como Alguém semelhante a MIM: Identidade e Alteridade na Escola.
Identidade e Alteridade na Escola.
MOREIRA, Michelle Milhorança
Resumo:
Este artigo trata sobre as relações no contexto escolar, ressaltando sobre identidade e alteridade em significância a suas tensões. É também uma partilha das experiências e frustrações por mim, professora, vivenciadas na escola em consonância as bases de discussões teóricas elegidas após estudos direcionados pela Professora Doutora Flaviana Gasparotti Nunes (FCH-UFGD) em curso de pós-graduação, nível doutorado. Nesta ótica, busca refletir a educação escolar para além e para aquém de uma Educação Maior.
Palavras Chaves: Identidade; Alteridade; educação menor;
Introdução
A educação escolar é apenas um dos âmbitos por onde o processo educativo acontece, realmente na escola a educação é um acontecimento e como em outros lugares ela se dá em meio ao caos, isso porque as relações humanas como um todo são tensas e impregnadas de conflitos, e dentro da escola todas as questões sociais são reproduzidas.
O caos, pensado por diversos autores e retratado por filmes como “Entre os muros da escola”, “Escritores da Liberdade”, “O Triunfo”, entre outros, me fazem refletir sobre a condição estabelecida entre identidade e alteridade na essência das relações sociais dentro da escola.
A escola é o lugar onde as fronteiras estão erguidas. Fronteiras essas estabelecidas pela manifestação cultural, pela imposição de poder, pelo limite que há entre o eu e o outro, pelo cumprimento ou não das regras, pelo rito da aula, etc.
E mesmo assim, nós professores procuramos trabalhar com homogeneidade durante as aulas, padronizando o que é por nós ensinado, oferecendo os mesmos conteúdos impostos pelo referencial curricular as turmas de uma mesma fase; mas aos nossos alunos dedicamos um tratamento desigual, afinal, as singularidades de cada um deles nos conduzem a isso.
Essa é a Educação Maior, expressa por Silvio Gallo inspirado pelas obras dos