Elasticidade-Preço
A pesquisa foi feita na biblioteca da Instituição Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O procedimento usado na pesquisa, que teve como definição do problema “Arrecadações insuficientes para o potencial do time”, ocorreu por meio de consulta a livros e textos vinculados aos temas: Preço, Elasticidade, Equilíbrio de Mercado, Renda e Comportamento do Consumidor”. A etapa seguinte constituiu na análise dos textos e das referências e a separação dos itens a serem pesquisados pelos integrantes do grupo. Por subsequência a comparação das pesquisas, e a solução para o problema.
2. Conceitos Relevantes 2.1.Preço
Para Tebchirani (2006), o processo de formação dos preços representa o capítulo da microeconomia que analisa mercados individuais (mercados de um único produto). O valor dos bens é subjetivo (valor utilidade), baseado em preferências dos consumidores, as quais representam o grau de satisfação por eles atribuído aos bens e aos serviços. A utilidade total tende a aumentar, isto é, os consumidores preferem sempre consumir mais.
Embora as diversas variáveis interfiram no processo, considera-se o efeito puro ou liquido de cada variável isoladamente sobre a demanda e a oferta. 2.2Elasticidade
Para Cardoso da Cunha (2000), elasticidade mede a proporcionalidade existente entre as variações que ocorrem nas quantidades e as variações provocadas em um fator qualquer, permanecendo todos os demais fatores constantes.
2.2.1.Elasticidade-Preço da Demanda
De acordo com Salvatore (1940), a elasticidade-preço da demanda mede a variação percentual da quantidade procurada de um bem por unidade de tempo, resultante de uma dada variação percentual no preço deste bem. Como preço e quantidade são inversamente relacionados, o coeficiente elasticidade-preço da demanda é um numero negativo. De acordo com Salvatore (1940), a Elasticidade no Ponto e Gastos Totais diz que em uma curva de demanda em linha reta (estendida a ambos os