Elasticidade e preço de demanda
Conceito:
É uma variação percentual na quatidade demandada, dada uma caração percentual no preço do bem.
Fórmula:
Exemplo:
Interpretação:
Entendendo o resultado: para cada variação percentual de 1% no preço do produto, a quantidade variará em 0,8%. O sinal negativo da elasticidade indica que a variação na quantidade será em sentido contrário da variação de preço. Se o preço aumentar em 1% a quantidade demandada cairá em 0,8%. No nosso exemplo o preço aumentou em 5% (passou de R$10,00 para R$10,50) enquanto nossa quantidade caiu em 4% (passando de 500 para 480). Para verificar a quantidade demandada para as diferentes variações de preço basta multiplicar a variação de preço pela elasticidade. Se variássemos o preço em 15%, a variação na quantidade seria de 12% (15%*0,8).
b) Elasticidade - preço cruzada da demanda
Conceito:
A elasticidade cruzada da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual no preço de outro bem substituto.
Fórmula:
Exemplo:
Interpretação:
Entendendo o resultado: para cada variação percentual de 1% no preço da manteiga, a quantidade demandada por margarina aumentará em 0,83%. Por serem bens substitutos é de se esperar que o aumento do preço de um produto gere aumento da demanda de seu concorrente. Repare que do resultado apresentado não se pode inferir em quanto reduziu a demanda por manteiga, que pode ou não ter sido de 0,83. Apenas podemos afirmar que a demanda por margarina deve aumentar em 0,83% para cada 1% de aumento no preço da manteiga. Os consumidores podem ter migrado para outros substitutos que não a margarina, podem ter migrado para a nata, o requeijão, a maionese, etc.
c) Elasticidade - renda da demanda
Conceito:
Elasticidade renda da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual na renda do consumidor.
Fórmula:
Exemplo:
Interpretação:
Entendendo o