Elasticidade dos preços
A provável elasticidade-renda da demanda classificando se cada bem é inferior, normal ou superior;
Determinar três bens substitutos e três bens complementares para cada produto escolhido;
A provável elasticidade-preço da demanda classificando se cada produto tem demanda elástica ou inelástica;
A externalidade de difusão classificando, se for o caso, se cada bem apresenta externaidade de difusão positiva ou externalidade de difusão negativa;
Este trabalho tem por finalidade classificar e justificar dois produtos diferentes com sua elasticidade-renda,elasticidade- preço, bens complementares e substitutos e externalidade de difusão positiva ou negativa. Para entendermos melhor as variáveis que envolvem o tema.
Para entendermos melhor e podermos classificar os bens é necessário conhecermos alguns conceitos. Para Paulo E. V. Viceconti Silvério das Neves , o coeficiente de elasticidade-renda tem por objetivo medir a sensibilidade da demanda do bem x em relação a variações na renda do consumidor (Y); cap.3 pg.55.Existe uma classe de bens que são chamados bens inferiores cuja demanda varia em sentido inverso as variações da renda, bens normais é quando aumenta a renda do consumidor e a demanda dos produto, os bens superiores acontece quando o consumidor fica mais rico demandará de produtos de melhor qualidade.
A demanda de um bem ou serviço também pode ser influenciada pelos preços de outros bens e serviços.Quando há uma relação direta entre o preço de um bem e a quantidade de outros , coeteris paribus, eles são chamados substitutos ou concorrentes.
E o bens complementares decorrem da relação inversa entre o preço de um bem e a demanda de outro .
A elasticidade –preço da demanda é a resposta relativa da quantidade demandada de um bem X às variações de seu preço, ou de outra forma, é a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação a a uma