Eja(educaçao de jovens e adultos)e proeja
A educação de jovens e adultos (EJA) tem como objetivo resgatar as pessoas acima de 17 anos que tiveram de abandonar os estudos ou ainda que não tiveram oportunidade de ingressar na escola.
Na maioria das vezes é oferecido por escolas públicas.
O EJA existe há muitos anos e uma de suas primeiras iniciativas foi o Mobral.
O grande educador Paulo Freire dedicou grande parte de seu trabalho na educação de jovens e adultos.
EJA:
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente.
A iniciativa faz parte das várias pesquisas financiadas pela coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 2009.
Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada.
O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica que garante a jovens e adultos (a partir de 18 anos) o direito à formação na especificidade de seu tempo humano e assegura-lhes a permanência e a continuidade dos estudos ao longo da vida.
Orientações para uso dos Instrumentos de Acompanhamento do Percurso da EJA
A Educação de Jovens e Adultos se caracteriza como educação pública para pessoas com experiências diferenciadas de vida e de trabalho e está organizada da seguinte forma: • Tempos Formativos I, II e III
• Tempo de Aprender I e II
• Posto de Extensão
• Educação Prisional
• Exames Supletivos (CPA)
• Legislação
• Proposta
Tempos Formativos I, II e III:
Os