Reflexões sobre o processo de implementação do proeja no cefet ouro preto
Geralda Aparecida de Carvalho PENA CEFET Ouro Preto - MG
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo desenvolver reflexões sobre o processo de implementação do PROEJA no CEFET Ouro Preto, tendo como foco de análise a construção coletiva do Plano do Curso de Joalheria e Gemologia, os desafios decorrentes dessa construção e as ações já desenvolvidas para a implementação desse curso que será o primeiro na modalidade EJA nessa Instituição. São analisadas também as possibilidades do PROEJA na concretização do direito dos jovens e adultos à educação profissional, considerando fatores relacionados ao mesmo para além da realidade do CEFET Ouro Preto, mas como um campo aberto a pesquisas sobre aspectos imbricados na integração entre educação profissional, ensino médio e EJA.
PALAVRAS-CHAVES: PROEJA. Construção coletiva. Ensino Integrado
1 Introdução
“A EJA, em sua longa trajetória prioriza a inclusão social, política, cultural. Hoje a EJA pode se pautar na educação como direito, em consideração ao grande esforço que os jovens e adultos fazem para voltar à escola, para garantir seu direito à educação, ao trabalho, à cidadania e à inclusão social.”
Miguel Arroyo, 2005
O objetivo desse trabalho é refletir sobre o processo de implementação do PROEJA no CEFET Ouro Preto, tendo como foco de análise suas possibilidades e desafios.
Em seus sessenta e três anos de existência, o CEFET Ouro Preto é uma instituição de ensino reconhecida na região e considerada referência na Educação Profissional e Tecnológica. Nesse momento, encontra-se frente a um novo desafio: a implementação de um Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando seu âmbito de atuação e cumprindo sua função social de oferecer aos jovens e adultos oportunidade de
elevação da