políticas públicas atuais brasileiras para Eja no Brasil
A educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).
No Brasil, o campo consolidou-se com influência das ideias de Paulo Freire e em forte relação com o movimento de educação popular.
A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo sendo esta uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social, sua principal característica é utilizar o saber da comunidade como matéria prima para o ensino. É aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano dele. A educação popular pode ser aplicada em qualquer contexto, mas as aplicações mais comuns ocorrem em assentamentos rurais, em instituições sócio-educativas, em aldeias indígenas e no ensino de jovens e adultos.
Na perspectiva da Educação popular existem vários programas desenvolvidos pelas políticas públicas educacionais pra eja no Brasil, neste trabalho falaremos um puco de três programa o Brasil Alfabetizado, o Pro Jovem e o Pro Eja programs estes que contribuem pata a alfabetização e qualificação profissionaal de jovens e adultos.
PROGRAMAS EDUCACIONAIS PARA JOVENS E ADULTOS
PRO JOVEM
O ProJovem foi criado como ação integrante da Política Nacional de Juventude lançada pelo governo federal em 2005.Destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e