metodologia
Nadia Aparecida de Souza
Resumo
Alterações Menstruais - Amenorreia e Dismenorreia
As alterações menstruais são caracterizadas por uma anormalidade no ciclo menstrual, o perfeito e delicado equilíbrio entre a produção de hormonal (estrogénio e progesterona) altera-se facilmente, dando origem a uma menstruação anormal, uma das perturbações mais vulgares que afectam as mulheres, uma alteração menstrual na mulher pode ser indício de problemas na zona pélvica.
Sendo assim vou agora falar da Amenorreia. A Amenorreia é a ausencia de menstruação, existem dois tipos de amenorreia, quando a menstruação nunca ocorre temos a amenorreia primária, quando deixa de ocorrer temos a amenorreia secundária.
As principais causas para a Amenorreia primária são: distúrbio cromossomico, distúrbio genético, distúrbio endocrino e pseudo hermafroditismo.
As causas mais comuns para a amenorreia secundária são: contraceptivos orais, exercicio fisico em demasia, stress e efeitos secundários de medicação.
A Amenorreia tem várias complicações associadas, podendo-se destacar das demais a infertilidade, osteoporose, cancro do endométrio e cancro da mama.
A Dismenorreia é uma dor abdominal provocada pelas contracções uterinas que ocorrem durante a menstruação, este distúrbio é denominado por dismenorreia primária (mais comum) quando nenhuma causa é encontrada e dismenorreia secundária quando a causa é um distúrbio ginecológico (pouco comum), geralmente começa com a adolescência e vai diminuindo consoante a idade sendo o método mais eficaz para aliviar as dores é a administração de AINES.
Como factores desencadeantes, a dismenorreia primária pode aparecer devido ao stress, aos factores psicologicos, a uma retroversão uterina, a contracções uterinas e niveis elevados de prostaglandinas uterinas.
A dismenorreia secundária pode surgir devido a: endometriose, doença inflamatoria pélvica, fibromas uterinos, adenomiose e DIU.