efeitos nocivos do álcool no organismo.
Na última semana de abril de 2011, foi realizada uma pesquisa com os alunos dos primeiros anos, eles observaram uma simulação da reação do álcool em nosso organismo. Para essa experiência foi usado um copo transparente, um ovo e álcool.
Foi escolhido o ovo porque é uma célula, uma macrocélula; e o álcool representa a bebida alcoólica.
No caso do ovo, o álcool cozinha a clara e incha a gema. No nosso organismo, mata nossas células. Por isso, as pessoas que ingerem muita bebida alcoólica ficam inchadas.
O intuito desta experiência foi alertar adolescentes do Ensino Médio sobre efeitos nocivos doálcool e drogas no organismo.
O álcool é absorvido rapidamente pelo estômago e duodeno e, em instantes, cai na circulação sanguínea. Na primeira passagem pelo fígado, começa a ser parcialmente metabolizado, ou seja, o organismo procura formas para livrar-se dele, destruindo suas moléculas e expelindo pequena porcentagem delas pela urina, suor, hálito, etc. O que sobra desse metabolismo inicial vai exercer sua ação em todo o organismo, pois são necessárias várias passagens pelo fígado para que ele seja destruído completamente.
É no fígado, portanto, que a estrutura química do álcool é alterada e ele é decomposto em gás carbônico e