Toxicologia
TOXICOLOGIA
Introdução
Toxicologia
Áreas da Toxicologia
Agentes Tóxicos
Toxicidade
Riscos e Seguranças
Intoxicação
Concentração ou dosagem
Efeitos Tóxicos
Conceitos Gerais
Toxicologia
Toxinologia é a ciência que estuda as toxinas, dos microorganismos, das plantas e dos animais suas caracteristicas, formação, função, metabolismo, e intoxicações ou efeitos nocivos.
Distingue-se da toxicologia por abordar um segmento específico dos venenos ou tóxicos, isto é substancias que produzem um efeito nocivo sobre os organismos vivos.
Pode ser conceituada como o estudo das ações e efeitos nocivos de substâncias químicas sobre sistemas biológicos. Estuda a probabilidade de suas ocorrências e dos limites máximos aceitáveis para a exposição dos sistemas biológicos às substâncias químicas. Além do gigantesco número de substâncias já tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, a cada ano milhares de novos compostos químicos vão sendo sintetizados e introduzidos. Todas essas substâncias químicas possuem características tóxicas, constituindo sempre uma ameaça para a saúde do trabalhador. Sua potencialidade tóxica dependerá de fatores como: estado físico, via de penetração, etc.
A Saúde ocupacional tem por objetivos: a promoção e manutenção do mais alto grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupações; a prevenção entre os trabalhadores, da perda da saúde causada por condições de trabalho; a proteção de trabalhadores, em seu emprego, dos riscos resultantes de fatores adversos à saúde; a colocação e a manutenção do trabalhador num ambiente ocupacional fisiológica e psicologicamente adaptado.
Toxicologia ocupacional é o ramo da toxicologia que se ocupa do estudo das ações e efeitos danosos sobre o organismo humano de substâncias químicas usadas na indústria. Busca, principalmente, a obtenção de conhecimentos que permitam