Indicadores de Manutenção
CURSO DE TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
CAMPUS DE SOBRAL
DISCIPLINA: GESTÃO DA MANUTENÇÃO
PROFESSOR: DÁRIO QUEIROZ
TRABALHO 02
ÍNDICADORES DA MANUTENÇÃO
Aluno: Samuel Guedes Frota Mat.: 20121072400070
Sobral - CE
Abril de 2014
Sumário
1. JUSTIFICATIVA
Este trabalho corresponde uma das notas de avaliação parcial da disciplina de Gestão da Manutenção, ministrada pelo professor Dário Queiroz, pertencente à matriz curricular do curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal do Ceará. Através do mesmo, visa-se aprimorar o desenvolvimento de tipos de manutenções existentes na Indústria.
2. OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo encerrar a disciplina de Gestão da Manutenção, proporcionando aos alunos um melhor desenvolvimento a respeito dos principais tópicos abordados de uma manutenção feita na indústria, e que sirva para o enriquecimento do conhecimento dos mesmos.
3. INTRODUÇÃO
Em seguida, será abordado um assunto, o qual contribui e muito para o aprimoramento e durabilidade dos equipamentos e maquinarias utilizadas na indústria. Indicadores ou Índices da Manutenção, hoje, é um assunto indispensável dentro de uma indústria que necessita de uma certa performance para fabricação de produtos, pois todas devem ter um desempenho classe mundial que servirá para determinar seu nível de performance, se bom ou ruim para que possa continuar com sua existência no mercado.
Os Índices da Manutenção são composto por seis indicadores, entre eles citarei os cincos abordados em sala de aula. São definidos da seguinte forma:
MTBF – MeanTime Between Failures (Tempo Médio entre Falhas);
MTTR – MeanTime To Repair ou TMR (Tempo Médio de Reparo);
MTTF – Mean Time To Faulure (Tempo Médio Para Falha);
Disponibilidade Física da Maquinaria;
Custo de Manutenção:
- Por Faturamento;
- Por Reposição.
4. INDICADORES DA MANUTENÇÃO
4.1. Tempo Médio Entre Falhas
O Tempo Médio Entre Falhas é um dos