estudante
A estrutura e a cultura de uma organização são elementos básicos para compreensão do comportamento e do gerenciamento de pessoas no contexto organizacional.
1. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
As organizações possuem estruturas diferentes que afetam as atitudes e comportamento das pessoas em relação com a organização.
Principais componentes de uma estrutura:
Realização do trabalho: Uma atividade completa pode ser realizada por vários colaboradores ou as pessoas se especializam e executam parte desta atividade.
Cadeiras e margens de controle: As cadeias determinam quem deve se reportar a quem e o número de níveis e gerentes que de uma organização. As margens de controle definem quantas pessoas cada gerente pode dirigir com eficiência e eficácia. Dependendo do número de pessoas o gerente pode ficar mais próximo (maior controle do gerente e relacionamento informal) ou mais distante (oportunidade de iniciativa do colaborador) de seus colaboradores.
Centralização e descentralização: Na estrutura centralizada o poder de decisão é daqueles que chefiam ou estão no comando do organograma da empresa. Na estrutura descentralizada o comando e a tomada de decisão envolvem todos os colaboradores.
Formalização: Este componente refere-se à padronização e normas de conduta. Algumas estruturas são compostas de muitas regras e normas enquanto outras têm apenas as essenciais.
Canais de comunicação: As estruturas podem ter a comunicação descentralizada (de cima para baixo), comunicação lateral (entre todos) ou comunicação ascendente (de baixo para cima).
Os tipos de estrutura direcionam as praticas e o comportamento dos gerentes e isso reflete nos seus liderados. Abaixo segue um comparativo entre as estruturas conhecidas no Brasil:
2. CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura de cada empresa varia de acordo com sua historia e orienta o comportamento dos seus integrantes. A cultura organizacional vai nortear o comportamento de um