Legalize quando ?
A legalização da maconha vem ganhando força e resta saber quando começará a ser discutida de maneira mais abrangente e decisiva.
É chover no molhado dizer que a maconha é ilegal, mas raramente encontramos alguém que, com base sólida, consegue explicar o porquê da proibição. Muitas pessoas afirmam que a maconha faz mal. Faz ? Mal como ? Até que ponto ? Por outro lado, há quem pense que a cannabis não causa nenhum tipo de dano ao organismo de quem a consome, e que, ao contrário do que dizem, faz bem. Faz ? Bem como ? Até que ponto ? Entre verdades e mitos, acompanhamos nos últimos anos a crescente discussão quanto a legalização da maconha. Entende-se por legalização, a possibilidade de um cidadão comprar legalmente a droga, para uso próprio, com restrições e regulamentações impostas pelo Estado. Nessa discussão, opiniões entram em confronto. De um lado podemos observar um certo conservadorismo nos costumes e na ideia que se tem de política dos que são contra a legalização da droga. Segundo levantamento feito pelo site G1, apenas 63 deputados se posicionaram a favor, enquanto 298 se mostraram contra, maioria absoluta. Curioso é que mais de 400 deputados preferiram não se posicionar. Alguns políticos articulados, se mostram contra a legalização diante de uma sociedade conservadora. Como nossa presidenta, Dilma Roussef, que durante o período de eleições no ano passado, declarou à revista Rolling Stones: “Sou contra a legalização das drogas. Acho que a sociedade não está preparada para uma mudança dessa natureza.”
Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas (INPAD) no ano de 2012 constatou que 75% da população brasileira é contra a legalização. Do outro lado encontramos políticos que buscam, com novas estratégias, combater a falta de preparo de profissionais e estrutura para tratar os dependentes e, principalmente, acabar com o tráfico de drogas, regulamentando o seu uso. É importante ressaltar que