texto
A palestra, inicialmente, abordou o tema da legalização das drogas no brasil; foram convidados 4 palestrantes, que argumentou, de sua forma, motivos favoráveis a legalização.
Foram abordados vários assuntos em relação a criminalização das drogas e os problemas gerados por ela além da necessidade de se legalizar, visto que problemas sociais são gerados devido a isso. Um dos problemas abordados foi em relação ao tráfico de drogas e sua criminalização. O tráfico é um problema social preocupante em nossa sociedade, que engloba, principalmente pobres e negros das periferias das cidades.
O debate sobre a legalização deveria ser mais aberto, não somente à maconha, mas às outras drogas também, pois todas são um problema e sujeitas aos mesmo problemas sociais.
A legalização resolveria, a priori, o tráfico de drogas, que gera milhares, se não milhões de mortes todos os anos, gerados principalmente pela guerra ao tráfico. Essa guerra travada pelo Estado contra as periferias, que tem como alvo não somente os traficantes, mas também os pobres moradores das favelas, pessoas inocentes que morrem por falta de uma política social e que ponha fim a essa guerra. Uma guerra que foi criada com o intuito de combater o tráfico, mas que no fundo e na sua intimidade acaba por combater e criminalizar os pobres, simplesmente por serem pobres, sem darem a eles uma oportunidade.
Esse debate sobre a legalização desse ser aberto e posto em prática, visando um fim à criminalização da pobreza, já que é basicamente isso que vem acontecendo desde que se deu início a isso. Também deve pensar no fato da legalização se tornar um problema de saúde pública, mas esse seria só mais uma forma de normatizar o sistema de distribuição, pois o fim ao combate aos pobres negros deve ter um fim.