Efeitos da inflação
CINTIA POMBO
Salvador
2011
CINTIA POMBO
Trabalho realizado para obtenção de créditos na disciplina Conjuntura Econômica, ministrada pelo (a) Professor (a) Especialista Fábio da Silva Machado, no semestre 2011.1, UNIFCAS EAD, realizado pelo aluno Cintia Pombo.
Salvador
2011
ATIVIDADE II
Questões:
1 – Faça uma análise dos diversos efeitos da inflação para a Economia de um país, especificamente para a área de atuação do seu curso. (3,5)
Resp.: sem sombra de dúvidas manter o controle sobre a inflação, é uma atividade que exige do governo federal, uma constante vigília sobre a política de preços praticado no mercado. Sabemos que o não controle da inflação promove profundas distorções na estrutura produtiva – redução do poder de aquisição do trabalhador, se os ajustes salarias forem inferiores aos níveis de preços, todos saem perdendo, já os empresários, que podem reajustar seus preços de venda de seus produtos e, consequentemente, seus lucros, têm melhores condições de se proteger de efeito danoso a inflação.
Prejuízo para o país no fluxo de comércio exterior seriamente prejudicado, pois os elevados preços internos diminuem a competividade e volume das exportações. Com isso a inflação interna faz com que as mercadorias importadas fiquem cada vez mais baratas. Isso causando um efeito negativo para produção interna, desestimulando, e os consumidores por sua vez irão preferir comprar produtos vindos de fora com preços mais em conta. Além disso, com importações em alta e exportações em baixa, gera-se um déficit nas relações externas do país que pode comprometer as políticas públicas desses países.
Causas da Inflação:
• Aumento da renda disponível em decorrência de reajustes salarias ou redução da carga tributária; • Expansão do crédito para o consumidor de baixa renda; • Diminuição das taxas de juros;
O que percebemos