A inflação e seu efeito na análise de investimento
A inflação se resume na variação e a sustentação do preço de bens e serviços, encontramos em estudos realizados para verificar se o projeto é viável ou não economicamente e elaborados com preços constantes, pressupondo que a inflação afeta de igual modo todos os preços e custos.
Embora os preços estejam sempre crescendo de forma diferenciado por produtos, deve se levar em consideração o impacto da inflação no processo de viabilidade do projeto, mesmo que muitos não dão devida importância, talvez por falta de informação, ou porque não é de costume fazer este estudo em relação a taxa de inflação. Mas alguns estudiosos defendem a ideia de que não é necessário considerar a inflação no momento da análise de investimento com porque tende se a corrigir automaticamente os efeitos da inflação sobre os valores nominais do investimento. Mas sempre observamos que acontecem sem ao contrario, principalmente em nosso país, por isso devemos nos preocupar com a inflação desde o projeto de viabilidade do investimento. A inflação é o aumento o geral dos preços, e tem um impacto nos cash flows dos projetos de investimento a três níveis:
• Nos rendimentos nominais, que aumentam;
• Nas despesas nominais, que aumentam também;
• Nos juros e encargos ligados ao endividamento, que também aumentam.
A origem da inflação deriva de vários fatores, existem vários tipos de inflação as mais relevantes são Inflação de demanda,
Inflação de custos e
Inflação inercial.
Em relação investimento do nosso estudo de confecção de Biquínis é que espera se que diante da inflação, que ela em primeiro lugar consiga acompanhar com os correspondentes os preços de venda, a desvalorização do dinheiro. Em segundo que a empresa na consiga aumentar na mesma proporção em que são aumentados os custos e em terceiro que a empresa consiga aumentar seus preços mais que proporcionalmente à inflação de seus custos.
Bibliografia: