a inflação e seu efeito na analise investimentos
>
> As causas da inflação são diversas, porém há três tipos principais:
>
> Inflação de demanda
> Toda economia tem certa capacidade produtiva determinada pelo seu numero de fabrica, trabalhadores, máquinas, equipamentos etc. Há mesmo um índice que mede a utilização dessa capacidade conhecida como índice de utilização da capacidade instalada (que varia de 0% a 100%).
> Há dois “remédios” para combater a inflação de demanda:
> • Aumentar a taxa de juros (política monetária restritiva) – ao aumentar a taxa de juros, o consumo e o investimento privados são desestimulados, diminuindo a demanda e a inflação;
> • Aumentar os impostos e/ou cortar gastos e investimentos públicos (política fiscal restritiva), diminuindo a demanda privada (mais impostos) e a demanda publica (gastos e investimentos públicos).
>
> Inflação de oferta
> A inflação de oferta, também conhecida como inflação de custos esta relacionada a algum forte aumento do preço de insumos importantes na economia. A esse forte aumento no preço chamamos de choque de oferta.
> Esses aumentos de preços de insumos se transformam em aumento de custos para os empresários e são repassados aos preços finais, gerando inflação.
> Os dois “remédios” para combater a inflação de oferta são:
> • Estimular a concorrência combatendo oligopólios e monopólios;
> • Diminuir custos para os empresários (isenções fiscais,