Análise de investimento
Aula- tema: A inflação e seu Efeito na Análise de Investimento
Passo 1
Conceito de Inflação: A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços, que se estende a todos os bens econômicos. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
Índices de Inflação (Preços):
IGP (Índice Geral de Preços)_ são índices que buscam medir a inflação como um conceito amplo na economia, envolvendo preços de atacado, de varejo e de construção civil.
IPC (Índice de Preços ao Consumidor)_ são índices que buscam medir a inflação do varejo que atinge diretamente os consumidores (pessoas físicas).
As causas da inflação se dividem em três tipos?
Inflação de Demanda: É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
Inflação de Oferta: Também conhecida como inflação de custos, está relacionada a algum forte aumento de preços de insumos importantes na economia. A esse forte aumento de preços chamados choque de oferta.
Inflação Crônica: O setor público é o causador da inflação crônica. O resultado financeiro do setor público pode ser definido de forma simplificada como:
Setor = Receita de – Gastos – Investimentos – Juros Pagos
Público Impostos Pela Dívida
A Importância de Considerar a inflação na Análise de Investimento
Como a análise de investimentos utiliza, em geral, um período de tempo de diversos anos, a inflação acumulada pode distorcer totalmente a análise se não for considerada corretamente. Uma vez que a inflação é cumulativa em progressão geométrica, ou seja, funciona como juros sobre juros. Mesmo uma taxa