Efeitos da inflaçao
A INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
A inflação consiste na variação nominal e sustentada dos preços de bens e serviços.
É comum os estudos de viabilidade económica serem elaborados a preços constantes, com o pressuposto de que a inflação afecta de igual modo todos os preços e custos.
Apesar dos preços evoluírem de modo diferenciado por produtos, aspecto que deveria ser tido em consideração quando se estimam os fluxos financeiros a preços correntes - isto é quando se considera o impacto da inflação no processo de estimação -, é comum assumir-se, por comodismo ou por falta de informação detalhada, uma taxa indiferenciada de inflação para todos os custos e proveitos de um determinado período.
A inflação, constituindo num aumento geral dos preços, tem um impacto nos cash flows dos projectos de investimento a três níveis:
• Nos rendimentos nominais, que aumentam;
• Nas despesas nominais, que aumentam também;
• Nos juros e encargos ligados ao endividamento, que também aumentam.
A análise de investimentos em contexto inflacionário pode ser efectuada em termos nominais ou em termos reais. Assim, os cash flows nominais devem ser actualizados a taxas nominais e os cash flows reais devem ser actualizados a taxas reais. efinição
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não