Propagada
• Mensagens comerciais e campanhas políticas foram encontradas em ruínas da antiga Arábia. Egípcios usavam papiros pra criar mensagens de venda e cartazes, enquanto o conhecido volante (flyer) de hoje podia ser facilmente encontrado na antiga Grécia e Roma.
• No século 17 as propagandas começaram a aparecer em jornais semanais na Inglaterra. Esses anúncios eram utilizados para promover livros e jornais, que patrocinavam a imprensa, e medicamentos, que se tornaram muito mais procurados após algumas doenças terem devastado a Europa. No entanto, falsas propagandas, também conhecidas como ‘quack’ (termo da época para designar uma pessoa que dizia ter profissionalmente habilidades, conhecimentos ou qualificações que não tinha), tornaram-se um problema, que culminou na regulamentação dos conteúdos publicados nas propagandas.
• Com a economia expandindo durante o século 19, as propagandas cresceram. Nos Estados Unidos, os classificados tornaram-se bem populares preenchendo muitas paginas de jornais com pequenos anúncios de itens variados.
• Em 1841 a primeira Agência de Publicidade e Propaganda foi criada por Volney Palmer em Boston.
• Durante a 1º Guerra Mundial, as técnicas de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas para influenciar a opinião publica a entrar na guerra ao lado da Inglaterra. Quando Hitler assumiu o poder em 1933, ele estabeleceu um ministério da propaganda dirigido por Joseph Goebbles. Os objetivos do ministério eram assegurar que a mensagem nazista fosse espalhada através da arte, música, teatro, filmes, livros, rádio, material educacional e imprensa. O ministro da propaganda, Goebbles, tinha duas tarefas principais: assegurar que ninguém na Alemanha lia ou via ideias contrarias ao partido Nazista e assegurar que as ideias Nazistas fossem expostas da maneira mais persuasiva possível.
• No Brasil, a campanha para a independencia foi feita com panfletos, cartazes, e até santinhos, começando com a propaganda