Conversão de energia
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ELETRICIDADE
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE CONVERSÃO DE ENERGIA
TRANSFORMADOR EM CARGA
MANAUS
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ELETRICIDADE
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
JUAN GABRIEL DE ALBUQUERQUE RAMOS - 20902573
LABORATÓRIO DE CONVERSÃO DE ENERGIA
TRANSFORMADOR EM CARGA
Trabalho referente à disciplina Laboratório de Conversão de Energia I, do quinto período de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amazonas, como requisito para obtenção de nota da disciplina.
Orientador: Professor Dr. Rubem César Rodrigues Souza
MANAUS
2011
SUMÁRIO
OBJETIVO 4
INTRODUÇÃO 5
1 fundamentação teórica 7
1.1.Curva de Magnetização 7
1.2 Circuito magnético equivalente 9
2 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO 13
3 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 18
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
OBJETIVO
Familiarizar-se com os circuitos e os cálculos utilizando noções básicas dos transformadores em carga. Verificar as relações entre a alta tensão de alimentação nominal e a efetiva, bem como calcular o valor da regulação de tensão em um transformador e o fator de potência do primário. Aprender a construir o diagrama de Kapp, e verificar as alterações na sua forma ao variarmos os diversos parâmetros do circuito, como as resistências do primário e secundário.
INTRODUÇÃO
O transformador é um conversor de energia eletromagnética, cuja operação pode ser explicada em termos do comportamento de um circuito magnético excitado por uma corrente alternada. Consiste de duas ou mais bobinas de múltiplas espiras enroladas num mesmo núcleo magnético, isoladas deste núcleo. Uma tensão variável aplicada à bobina de entrada (primário) provoca o fluxo de uma corrente variável, criando assim um fluxo magnético variável no núcleo. Devido a este fluxo é induzida uma tensão na bobina de saída