efeitos da inflação
Passo 1
EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
A inflação é o aumento generalizado dos preços, ou também a queda do poder aquisitivo do dinheiro.
A inflação pode ser dividida em três tipos:
Inflação de demanda: ocorre quando à maior demanda do que oferta, ou seja, existem mais consumidores à procura de determinado produto do que o mercado é capaz de oferecer.
Inflação de custos: associada à inflação de oferta, ocorre quando a demanda permanece constante o os custos aumentam. Esse aumento nos custos faz com que os preços de oferta também se elevem. São exemplos de situações que causam esse tipo de inflação: aumento do salário-mínimo, aumento do valor de matérias-primas, entre outros.
Inflação crônica: é causada pelo setor publico quando as dividas do governo atingem um nível em que se torna difícil cortar gastos, ou cobrí-los com arrecadação de impostos, assim, é necessário imprimir mais moeda. Com o aumento da quantidade de moeda em circulação ocorre também a inflação.
Existem vários índices utilizados para medir a inflação, cada um deles para determinado contexto, eles se diferem pelos produtos que incluem, dias em que são apurados, peso da composição geral e faixa da população estudada.
Destacam-se o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP-M (Índice Geral de Preços no Mercado).
O IPCA é medido pelo IBGE ente os dias 1º a 30 de cada mês, são considerados os preços de produtos no varejo, aonde serão comprados pelo consumidor final, incluindo alimentação e bebidas, artigos de residência, de comunicação e despesas pessoais.
Já o IGP-M é monitorado pela Fundação Getúlio Vargas, e registra a variação inflacionaria de diversos produtos, incluindo desde matérias-primas a bens e serviços finais. É bastante utilizado para correção de alugueis e tarifas públicas.
O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO
A depreciação e o imposto de renda podem apresentar resultados positivos ou negativos para o investimento.Para a realização