Efeitos da inflacao nas demonstracoes financeiras
Introdução 2
1. Efeitos da Inflação nas Demonstrações Financeiras 3
1.1 Balanço 3
1.2 Demonstração de resultados 4
2. Medidas Possíveis para Minimizar Os Efeitos Inflacionários 4
2.1 Métodos de correcção contabilística da inflação 5
2.1.1 Método da contabilidade ajustada ao nível geral de preços 5
2.1.2 Método da contabilidade ao custo de reposição 6
2.1.3 Método da contabilidade ao custo de reposição ajustada ao NGP 6
2.1.4 Caso prático 8
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
O trabalho foi concedido pela cadeira de Contabilidade Financeira III, com o tema Efeitos da Inflação nas Demonstrações Financeiras e As Medidas Possíveis Para Minimizar Os Efeito da Inflação, com o propósito de proporcionar aos estudantes, uma fonte de inspiração e informação, de forma que percebam e interpretem diversos aspectos inerentes ao conteúdo desde capítulo, face a sua relevância para a cadeira.
1. Efeitos da Inflação nas Demonstrações Financeiras
A inflação refere-se a subida generalizada de preços de uma determinada economia. Portanto, esta proporciona oscilações do custo de vida das pessoas e da conjuntura de toda actividade económica, reflectindo-se assim em distorções da própria realidade da informação financeira, o que torna, todavia, pertinente a análise cuidadosa deste efeito. Segundo BORGES, et all (2007, p.840) “a contabilidade pretende ser um instrumento de gestão, cujo objectivo é de garantir que as demonstrações financeiras sejam as mais fidedignas e objectivas possíveis, ficando deste modo protegidos os interesses de terceiros e a conservação material do valor da empresa.”
De referir, que para tal efeito, foram criados e divulgados um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos, convenções e regras de aplicação tendencialmente generalizada e obrigatória.
Contudo, em períodos de inflação, a aplicação dos princípios de custo histórico e da invariabilidade da moeda, faz com que a informação