Efeitos da chuva acida
A chuva ácida é causada pela queima de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias, devido a liberação de compostos de enxofre e nitrogênio, impurezas do carvão mineral e gasolina, os principais responsáveis pela formação da chuva ácida.
Estes combustíveis são utilizados como uma fonte de fornecimento de energia. E isto gera benefícios, porém é também uma grande agressão ao nosso ambiente, o qual nos oferece tudo de que precisamos - o ar que respiramos, a água que bebemos, o alimento que comemos, a casa em que vivemos e a escola onde aprendemos. Se continuarmos a causar tantos malefícios ao ambiente, ele não será capaz de nos amparar tão bem.
Como ocorre a formação da chuva ácida?
A água da chuva já é naturalmente ácida, pois o gás carbônico (CO2) atmosférico reage com a água da chuva formando o ácido carbônico (H2CO3), que confere à chuva um pH levemente ácido, em torno de 5,6 (sendo o pH neutro igual a 7).
CO2(g) + H2O(l) à H2CO3(aq)
Porém valores muito abaixo deste indicam que a chuva encontra-se poluída com ácidos fortes, como o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3) e, eventualmente, com outros ácidos como o ácido clorídrico (HCl) e ácidos orgânicos.
Fenômenos naturais como erupções vulcânicas também podem provocar diminição do pH em regiões características, devido a liberação de certos tipos de gases como de enxofre.
As reações de formação da chuva ácida são: tranformação de SO2 em SO3: SO2 + ½ O2 à SO3 formação dos ácidos suluroso e sulfúrico:
SO2 + H2O à H2SO3
SO3 + H2O à H2SO4 formação de ácidos nitrogenados:
2NO2 + H2O à HNO2 + HNO3 Em algumas áreas dos Estados Unidos o pH da chuva já chegou a 1,5 (West Virginia).
Efeitos da chuva ácida ao meio ambiente
A chuva ácida corrói os materiais usados na construção de casas, edifícios e monumentos, podendo até mesmo destruir represas e usinas hidrelétricas.
Causa a acidificação dos lagos, de forma que os organismos que vivem