EFEITOS DA ATIVIDADE FISICA
Mantida pela Associação das Escolas Reunidas
REVISÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Efeitos do exercício físico e da atividade física na depressão e ansiedade em indivíduos idosos.
Graduação em Educação Física - 3º Período
Disciplina: Fisiologia Humana
Profª Responsável: Helena Gutierrez Oliveira
JUNHO 2013
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO E DA ATIVIDADE NA DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM INDIVÍDUOS IDOSOS
Autores originais:
Nadia Carla Cheik, Ismair Teodoro Reis, Rímmel Amador Guzman Heradia, Maria de Lourdes Ventura, Sérgio Tufik, Hanna Karen M. Antunes, Marco Túlio de Melo.
RESUMO
O objetivo do estudo é a verificação da influencia do exercício físico e da atividade física nos aspectos psicológicos, a depressão e ansiedade, em idosos.
Durante a pesquisa para se obter os resultados, foram selecionados idosos saudáveis, voluntários de ambos os sexos e foram subdivididos em 3 grupos.
Os voluntários foram submetidos a uma avaliação inicial, na qual foram aplicados questionários que medem os indicativos de depressão (Inventario Beck) e ansiedade(Idade Traço e Estado) e a um teste ergométrico com eletrocardiograma para estimativa do VO2 (consumo de oxigênio pelo organismo numa determinada intensidade de exercício)e exames laboratoriais.
Após os testes, o voluntários do Grupo B (grupo desportistas) iniciaram um programa de exercício físico por um período de quatro meses sendo reavaliados seguindo o mesmo protocolo inicial.
Os resultados revelaram que o Grupo de desportistas obteve um índice satisfatório significativo de redução dos escores de depressão (Inventário Beck), passando de leve para normal, e em relação aos índices indicativos para ansiedade (Idate Traço e Estado) e os dados se demonstraram baixos em todos os grupos analisados.
Os resultados sugerem que a prática regular de exercício físico orientado com parâmetros