enfermagem
Introdução
A Hipertensão Arterial é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos valores da pressão sistólica ou diastólica, afetando cerca de 20% da população mundial adulta. Como profissional de saúde responsável pela assistência preventiva e cuidativa, o enfermeiro ( ou técnico de enfermagem ) necessita estar sempre preparado para assistir esta clientela especifica, direcionando-a para o auto-cuidado,objetivando o controle da hipertensão e a melhoria de vida.
Justificativa
O estudo de caso tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da cliente e através disso, aumentar o conhecimento técnico e cientifico para poder realizar o planejamento da assistência de enfermagem adequadamente.
Relevância
Elaborar uma assistência que leve conforto e bem estar à cliente e para que com isso sejam adquiridos conhecimentos teóricos e práticos a patologia da Hipertensão Arterial.
Metodologia
Para coletar dados foi realizado a anamnese e o exame físico e através deste elaboramos o planejamento da assistência de enfermagem.
ESTUDO DE CASO
J. V. M.; 45 anos, masculino, negro, motorista de ônibus coletivo, desquitado e casado pela segunda vez.
HDA (história de doença anterior)
Paciente foi rastreado como provável hipertenso em visita rotineira do agente de saúde. Embora fosse assintomático foi agendada uma consulta. Na consulta informou que sentia eventualmente alguma tontura, mas que não deu muita importância ao fato porque bebia eventualmente e acreditava ser uma conseqüência de problemas no fígado.
ANTECEDENTES PESSOAIS
Fumante de 20 cigarros por dia (está querendo parar), faz uso moderado e eventual de álcool e é sedentário atualmente, porém, caminhava 2 vezes por semana há 6 meses atrás. Não sabe se é diabético mas informa já ter feito exames e constatado excesso de colesterol no passado.
ANTECEDENTES FAMILIARES
Pai hipertenso e diabético (falecido de AVC), mãe morreu de infarto aos 76