Metodologia de Pesquisa
Aluno: Ricardo de Mattos Ferreira Junior
Curso: Ciências Contábeis
Escrevendo Trabalhos Monográficos / Apresentação e Estrutura do Trabalho Monográfico de Acordo com as Normas da ABNT
Conceitos e Tipologia
O termo monografia, etimologicamente, é de proveniência grega e forma-se de monos (um, único) + graphia (escrita). O sentido literal é, pois, “escrito de um só assunto”.
Segundo o Dicionário Aurélio, monografia “é dissertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito”.
A característica essencial de uma monografia é o fato de ser ela uma dissertação que trata de um assunto particular, de forma sistemática e completa.
Uma monografia é um trabalho que observa, organiza e acumula informações e observações, indaga os porquês e utiliza, de forma inteligente, as leituras e as experiências, para a comprovação da pesquisa, e faz posterior comunicação dos resultados alcançados.
Tipologicamente existem três tipos de trabalho monográficos: monografia de graduação, dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Apresentação Gráfica
Formato do Papel
Deve ser apresentado em papel branco, formato A4, impresso em uma só face da folha.
Margens Os espaços correspondentes às margens, quando da apresentação de um trabalho científico, devem obedecer às seguintes medidas:
Superior: 3 cm da borda superior da folha
Inferior: 2 cm da borda inferior da folha
Esquerda 3 cm da borá esquerda da folha
Direita: 2 cm da borda direita da folha
Parágrafo É a parte do texto que tem por finalidade expressar as etapas do raciocínio. Deve seguir a tabulação padrão de 1,25 cm a partir da margem esquerda da folha e o texto, justificado. Para citações diretas que ultrapassem três linhas deve-se utilizar o recuo de 4 cm da margem esquerda. Além disso, deve-se usar fonte menor do que a utilizada na descrição do texto.
Entrelinhamento São os espaços entre uma linha e outra. No trabalho