Efeito dos exercícios físicos sobre as respostas cardiovasculares em pacientes que sofrem de obesidade.
Resumo
Nas ultimas décadas muitos estudos vem sendo realizados a fim de se ressaltar os efeitos maléficos que a obesidade vem causando á sociedade moderna. A obesidade refere se a uma síndrome nutricional onde há um acumulo excessivo de energia, armazenado sob a forma de gordura no organismo (BOUCHARD; 2007) acarretando então uma serie de desordens fisiológicas, químicas e físicas no metabolismo energético das pessoas.
Entre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares a obesidade ocupa papel principal, pois o excesso de peso é um fator primordial no surgimento de hipertensão arterial (GENEVA; 1998)
O tecido adiposo é um órgão que secreta diversas adipocinas, esses fatores possuem relação direta e indireta em processos que contribuem para a arteriosclerose, hipertensão arterial, resistência insulínica, diabetes tipo 2 e displidemia (WAJCHENBERJ,2000; HERMSDORFF; 2004; COSTA, 2006).
É comum encontrar na literatura estudos de avaliação e epidemiologia clínica demonstrando efeitos positivos da prática de atividade física sobre a pressão arterial em indivíduos de todas as idades, por isso a prática de exercícios físicos tem sido recomendada constantemente para a prevenção e reabilitação das doenças cardiovasculares e crônicas (WAREMAN, et al 2000).
Esses benefícios da atividade física sobre a pressão arterial fazem dela uma importante ferramenta na prevenção e tratamento da hipertensão. (WHELTON, et al,2002).
Palavras chaves: obesidade, hipertensão arterial, exercício físico.
2- Abstract
In recent decades many studies have been carried out in order to emphasize the harmful effects that obesity has caused Will modern society. Obesity refers to anutritional syndrome where there is an excessive accumulation of energy stored as fat in the body (Bouchard, 2007) then entailing a number of physiological disorders, chemical and physical energy