Efeito das Políticas Monetárias e Fiscais
Atividade: 8.2.1
Título: Efeito das Políticas Monetárias e Fiscais
Aluno: Tadeu Benedito Veiga Francisco
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: T01 – Faria Lima
INTRODUÇÃO
As políticas fiscais e monetárias têm como objetivo sanar problemas, impulsionando a circulação de moedas no país e a manutenção da estabilidade econômica dos países.
A seguir, faremos um balanço do cenário econômico europeu, abordando as medidas de austeridade e as causas por conta de sua influência e destacaremos o impacto no PIC, nas taxas de desemprego e inflação nos países da Zona do Euro.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS INSTRUMENTOS DE POLIÍTCA
MONETÁRIA E FISCAL
A definição de política monetária é: a atuação das autoridades econômicas sobre a quantidade de moedas que circulam no mercado com o intuito de defender o poder de compra da moeda e a estabilidade do sistema econômico.
Tais práticas podem ser expansionistas ou contracionistas: na política monetária contracionista a quantidade de moeda em circulação é diminuída, ou mesmo mantida, com o objetivo de conter o aumento de preços que pagamos por bens ou serviços; na política monetária expansionista, aumenta-se a quantidade de dinheiro em circulação, buscando aumentar a procura por bens ou serviços e incentivar o crescimento econômico.
Estes são alguns exemplos de mecanismos utilizados na política monetária:
1
1. Incentivo ou restrição ao crédito: efeito sobre determinados setores da economia, como por exemplo: No Brasil, quando o objetivo foi o de expandir o consumo da linha branca, criou-se incentivos para a concessão de créditos aos trabalhadores da classe C. Serve também para fazer o oposto, ou seja: restringir o acesso ao crédito;
2. Emissão de papel-moeda;
3. Compra e venda de títulos públicos: o Banco Central aumenta ou diminui a quantidade de moeda em circulação e ao comprar os títulos públicos, promove a política monetária expansionista, por entregar dinheiro em troca dos