Som Ondas
1. Resumo 1
2. Introdução 2
3. Som 2
3.1. Características do Som 3
3.1.1. Intensidade 3
3.1.2. Altura 3
3.1.3. Timbre 3
4. Ondas Estacionárias 3
4.1. Elementos das Ondas Estacionárias 4
4.2. Harmônicos 4
5. Instrumentos de Corda 5
6. Conclusão 7
7. Referências 8
1. Resumo Todos os dias nós passamos despercebido pela grandeza da física em nosso cotidiano, não percebemos que tudo aquilo que está nos cercando é abrangido pela física, pela matemática. A música é um exemplo de aplicação cotidiana da física e da matemática em nosso dia-a-dia, muitas vezes os músicos, sejam profissionais ou não, não se dão conta da presença da física no sei cotidiano. Não somente a música, mas os ruídos que nos cercam, nosso meio de comunicação, tudo é por meio de sons. Através desse trabalho tentaremos explanar a relação entre o som, às ondas e os instrumentos musicais e todos os outros sons que nos cercam no dia a dia.
2. Introdução
Atualmente podemos apontar física e matematicamente as características físicas de um som musical e diferenciá-lo de um ruído, a partir de um osciloscópio pode-se verificar que os sons musicais formam estruturas definidas por ondas e descritas por funções matemáticas que se diferencia a cada instrumento.
Cada instrumento possui um conjunto de características específicas, mesmo que isso ainda pareça subjetivo.
O som pode ser representado pela soma de diversas ondas individuais, componentes de Fourier. A diferença de um instrumento está nas amplitudes e duração de cada um dos harmônicos presentes no som resultante. Essa diferença é conhecida com timbre. A mesma nota emitida por instrumentos diferentes possui sons diferentes. Isto acontece porque, embora a frequência fundamental dos sons seja a mesma em ambos os instrumentos, a excitação das frequências harmônicas é diferente.
3. Som O som é a propagação de uma