o som das ondas senoidais
Física Acústica
Professor: Pedro Sérgio Rosa
Produção Fonográfica (2° Semestre)
O SOM DAS ONDAS SONOIDAIS
Tiago de Jesus
Tiago Brandini da Silva Lopes
Camila Camebass Tavares
Física Acústica
Professor: Pedro Sérgio Rosa
Produção Fonográfica (2° Semestre)
1° Semestre de 2014
Ondas são perturbações que se propaga transportando energia. Desta forma uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando celulares etc... dependem da produção, transmissão e recepção de uma onda.
Ondas mecânicas: Precisam de um meio para se propagar (ondas na água, ondas sonoras, ondas sísmicas, ondas numa corda).
Ondas eletromagnéticas: Não requerem um meio material para se propagarem (luz visível, ultravioleta, ondas de rádio, televisão, raio x, radar, celular, etc...). No vácuo sua velocidade é c=299.792.458 m/s.
Ondas de matéria: Associadas a elétrons, prótons e outras partículas elementares, e mesmo com átomos e moléculas.
A onda senoidal ou sinusoidal obedece a uma função seno ou cosseno, é a forma de onda mais simples. Todas as outras formas de onda, mesmo as mais complexas, podem ser decompostas em conjuntos de ondas senoidais através da aplicação das séries de Fourier. A curva senoidal é o gráfico do seno de um ângulo (em geral expresso em radianos) traçada em função do ângulo; qualquer onda dessa forma é denominada de senoidal, senoide ou ainda sinusoide. A função em questão é então do tipo: y = sen x ou na sua forma, mais geral: y = a. sem (x + b)
Onde y é a função senoidal, x o ângulo em radianos, sendo a e b constantes em relação a x.
A curva senoidal tem numerosas aplicações. São exemplos os muitos sistemas mecânicos oscilatórios --- o sistema massa-mola, o diapasão, o pêndulo simples --- onde o movimento é 'harmônico simples', ou seja, onde o gráfico do deslocamento, quando traçado tomando-se o tempo como variável