Florence Nightingale
R: O filme relata fatos ocorridos na década de 40, em Londres.
2) Quem é Florence Nightingale?
R: Uma jovem que dizia ser apaixonada por ópera, porém gostava de prestar cuidados às pessoas. Mesmo sendo de uma família tradicional era uma mulher de atitude, corajosa e determinada. Decidiu não se casar e participar da vida social que lhe era proporcionada, foi em busca de seu objetivo de ajudar e ser uma cuidadora, contrariando a opinião de sua família.
3) Onde transcorre a formação de Florence?
R: Na Alemanha, onde se profissionalizou no Instituto Kaiser.
4) Quais as medidas tomadas por Florence para diminuir a infecção dos soldados?
R: Organizou o ambiente e as pessoas despreparadas que ali se encontravam, e tomou as medidas de higiene e ventilação no local para onde eram levados os soldados. Passou a organizar os soldados feridos por tipo de ferimentos e gravidade. Quando percebeu óbitos em uma determinada área, se questionou e passou a investigar a razão dos óbitos. Descobriu então que atrás de uma parede onde estavam os enfermos havia um sistema de esgoto que gerava contaminação e desencadeava as infecções, agravando assim a saúde dos soldados. Como ela conhecia os fatores de risco, tomou medidas para remover os soldados para outro local com melhores condições de higiene e longe dos agentes infecciosos.
5) Qual a porcentagem de soldados morria antes e após as medidas tomadas por Florence e sua equipe?
R: A média era de 40% de óbito dos soldados. A partir de sua chegada a taxa de óbitos caiu para 2%.
6) Quais as contribuições que Florence deixou para a Enfermagem?
R: Ela ensinou a organizar os locais de atendimento e medidas de higienização. Acredito que a maior contribuição foi a determinação em ordenar as funções e organizar cada etapa, desde a distribuição dos casos para áreas separadas, até os cuidados com a higiene das roupas, prevenção e tratamento de quadros infecciosos, preparo dos