conforto ambiental acustica
1 INTRODUÇÃO
04
2 O QUE É SOM?
05
2.1 Velocidade de propagação
06
2.2 Comprimento da onda, frequência, amplitude e fase
06
3 FUNÇÕES TRIGONOMETRICAS
07
3.1 Intensidade, potência e pressão sonora
08
4 PROJEÇÃO SONORA
09
5 INTERAÇÃO SONORA
09
5.1 Sobreposição
09
5.2 Refração
10
5.3 Absorção
10
5.4 Reflexão
10
5.5 Interferência
10
6 REVERBERAÇÃO
11
6.1 Tempo de reverberação
11
6.2 Dependência de frequência
12
6.3 Atraso da primeira reflexão
12
6.4 O crescimento da densidade dos ecos
12
7 CONCLUSÃO
13
8 BIBLIOGRAFIA
14
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste na apresentação de uma pesquisa sobre o som, onde será apresentado o seu significado seus componentes tais como: funções trigonométricas, projeção sonora, interação sonora e reverberação.
Podendo assim, através da mesma a sua importância na construção, ou até mesmo ao conforto transmitido ao usuário de determinando "local”.
2 – O QUE É SOM?
A acústica física estuda a parte material do fenômeno sonoro, enquanto psicoacústica trata da percepção do fenômeno sonoro pelos sentidos.
A ondulatória é a parte da física que estuda os fenômenos que se apresentam em formas de ondas. Existem dois tipos básicos de fenômenos que se comportam dessa maneira:
Ondas Mecânicas – que atua no nível das moléculas, cujo fenômeno perceptivo associado é o som;
Ondas Eletromagnéticas – causadas pelo movimento de partículas subatômicas, cujos fenômenos perceptivos associados são, principalmente, a luz e as cores.
O som é uma qualidade perceptiva que é resultada da percepção de distúrbios das moléculas de um meio em certo espaço de tempo. Esses distúrbios apresentam-se em forma de ondas em sua propagação pelo meio. Para este fenômeno ocorrer existe a necessidade de três elementos relacionados em um sistema: Emissor – Meio – Receptor
O emissor tem a função de produzir um distúrbio no meio, que será percebido pelo receptor. É importante notar que o meio tem influência na qualidade do