Conforto Ambiental Barreiras Acusticas
Em oposição aos problemas causados pelo incômodo do ruído já expostos, a busca pelo conforto acústico vem crescendo muito nos últimos anos. Por conta disso, as barreiras acústicas têm sido utilizadas como objetos auxiliares para a redução de ruídos de tráfego rodoviário e ferroviário, de ruídos de máquinas industriais e de construção, redução de ruído industrial e outros que afetam a qualidade de vida das pessoas. Com características diferenciados para cada lugar em que for empregado.
Palavra Chave: Barreiras Acusticas
2. Barreiras Acústicas . As barreiras acústicas são definidas por Bistafa(2006) como qualquer estrutura ou obstáculo que impeça a visão da fonte pelo receptor, inclusive o próprio solo, quando este se eleva, interferindo na linha de visão. Bertulani (2004) define barreiras acústicas como dispositivos de massa e altura mínima necessária instaladas entre as fontes do ruído e o receptor, de forma a provocar uma redução do nível de pressão sonora (NPS), por meio da difração.
As barreiras acústicas são elementos construídos em diversos materiais, na envolvente de uma fonte sonora, por exemplo, via rodoviária ou ferroviária, para criar uma zona mais calma na parte posterior. Estes materiais são especificados em função das necessidades e das características do local de instalação das barreiras. Souza et al. (2007) apontam que a relação geométrica entre a fonte, o meio e o receptor influem na proteção acústica da barreira.
No que se refere ao ruído de tráfego, buscam diminuir a intensidade dos sons que atingem o receptor, que é a população utilização de barreiras acústicas tem se difundido como uma alternativa para o controle de ruído. No Brasil esta prática ainda é incipiente, mas no exterior é muito utilizada, segundo Lisot (2008).
As barreiras acústicas têm como objetivo servir de anteparo para as ondas sonoras. Estes elementos construtivos geram regiões de sombra acústica, onde os níveis sonoros são reduzidos, por