Documento 20
PROPAGAÇÃO DO SOM Qualquer planejamento de projeto acústico se baseia nos fenômenos de propagação do som no ar e sólidos, pois o som não se propaga no vácuo.
ACÚSTICA DE ESPAÇOS ABERTOS
- Concha Acústica
É necessário que o som seja dirigido e concentrado sobre a plateia, por refletores chamados de concha acústica, devido à forma côncava. Na construção da concha acústica, devemos ponderar:
A topografia: apresentar um plano inclinado para localizar a plateia;
O microclima: de preferência silencioso e desprovido de ventos, só tolerado no sentido concha/plateia (velocidade máxima: 15 Km/h).
A água é uma ótima superfície refletora, ao contrário da grama (absorvente).
Para as audições ao ar livre, o alcance da voz humana normal, sem refletores ou amplificadores, é de cerca de 40 m para frente, 30 m para os lados e 20m para trás. Interferência dos espelhos d’água: melhora a sensação térmica - conforto térmico.
Existem várias formas de compor uma concha acústica: 1. Plateias grandes no sentido da largura - superfície com uma sucessão de parábolas, ou seja, todos os focos sobre uma mesma linha curva;
Conchas acústicas para plateias desenvolvidas no sentido da largura.
Fonte: CARVALHO (1967), p.48.
Solução prática e econômica: refletor, mas recurvado na sua parte superior, com instrumentos dispostos ao longo ou mesmo integrados no eixo XY Outro tipo de concha acústica. Fonte: CARVALHO (1967), p.49.
2. Quatro refletores planos: