laboratório de cominicação
Disciplina: ELE-0583 Laboratório de Comunicações I
Data: 15/08/2014
Aluno: Wallace de Lima Gois
Profº.: Dr. Ronaldo de Andrade Martins, Engº de Radiodifusão e Telecomunicações
Espectro audível
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
1. Introdução
Nesta aula da disciplina de Laboratórios de Comunicação I fizemos experiências sobre o espectro audível humano. O professor Dr. Ronaldo Andrade Martins mostrou através de três setup, experiências sobre o espectro audível humano, que varia na faixa de frequência entre 20Hz até 20KHz.
Serão explicados a seguir todos os processos ocorridos na experiência desenvolvida no laboratório de comunicações.
2. Experiências desenvolvidas
Primeiramente fizemos uma experiência em torno do espectro audível individual dos discentes da turma, se tratando de um teste de acuidade.
O primeiro setup organizado foi o mostrado no conjunto abaixo, que é composto por um gerador de funções, osciloscópio e um amplificador (caixas de som). Inicialmente o gerador de funções gera o sinal eletromagnético, na frequência desejada, e envia esse sinal, por meio de uma linha de transmissão (L.
T.), até o osciloscópio que mostra através do visor a forma da onda (no nosso caso trabalhamos inicialmente com sinais senoidais), depois de passar pelo osciloscópio o sinal vai por uma linha de transmissão para o amplificador, que recebe essa onda eletromagnética gerado no gerador de funções e transduz para um sinal mecânico, permitindo que possamos ouvir tal sinal gerado.
Funcionamento da Klystron
L.T.
L.T.
Gerador de
Ociloscópio
Gerador de funções funções 1º SETUP
Amplificador
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Iniciamos a experiência gerando um sinal de 60Hz, senoidal, que podemos perceber um som grave, devido ser uma frequência baixa. O professor Dr. Ronaldo
Andrade Martins fez uma analogia do som com o transformador danificado.
O transformador quando