Efeito das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas, em uma economia.
A Política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, região ou conjunto de países.
Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica. Alguns dos agentes que atuam nacionalmente são: o Governo, o Banco Central e o Parlamento. E internacionalmente, pelo fato de a maioria da economia dos países encontrar-se globalizada, cada vez há mais interações de entidades multinacionais, como por exemplo o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
O alcance e o conteúdo de uma política econômica variam em cada país, dependendo do grau de diversificação de sua economia, do regime social e do nível de atuação dos grupos de pressão.
No Brasil, nos últimos 3 anos, o governo Lula optou por investir no incentivo ao comércio internacional, impulsionando as exportações, o que consequentemente alavancou uma forte expansão dos setores envolvidos diretamente no comércio exterior. As empresas começaram a contratar, gerando um crescimento de ofertas de empregos de um modo generalizado.
Os principais instrumentos de política econômica são:
• Política Fiscal: Conjunto de ações relacionadas com as despesas e receitas dos governos federal, estadual e municipal.
• Política Externa: Tem por finalidade manter o equilíbrio do Balanço de Pagamentos, proteger setores e desenvolver relações comerciais externas. É subdividida em: o Política Cambial: equilibra a economia através das alterações nas taxas e operações de câmbios. o Política Comercial: Controla o comércio com países terceiros.
• Política de Rendas: Redistribuição de rendas e justiça social
• Política Monetária: Controla o volume de liquidez à disposição dos agentes circulantes.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
A política monetária é basicamente a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação,