Atividade individual
Módulo: 4
Atividade: individual tarefa
Título: Políticas Fiscal e Monetária – Contracionista ou Expansionista?
Aluno: Ilydio Polachini Neto
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: 16
Introdução
Nesse trabalho eu vou explorar as características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal. Em uma economia é preciso ver os efeitos teóricos das medidas contracionistas e expansionistas. Depois vem a analisa do cenário político e econômico da Europa. As políticas fiscal e monetária que foram adotas na Europa também é analisada. O aumento de desemprego na Europa relacionada as medidas tomadas antes também é analisada.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
As características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
É a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico (“Política monetária, contracionista e expansionista”]. Os principais instrumentos usados na política monetária expansionista são:
Recolhimento compulsório, assistência financeira de liquidez com aumento do prazo para pagamento e diminuição das taxas de juros (Rebeque). A política monetária contracionista foca em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é usada quando a economia está tendo alta inflação, tentando reduzir a demanda agregada e, consequentemente, o nível de preços.
Cenário político e econômico da Europa
No Cenário político e econômico da Europa ouve uma renegociação do pacto fiscal feito por 25 dos 27 países do bloco. As implementações do governo estão o aumento de impostos e cortes orçamentários. O objetivo é reduzir o déficit de um pais ou o excesso de despesas em relação anual dos cofres públicos (“Entenda a discussão sobre austeridade fiscal