atividade individual
Módulo: 4
Atividade: Tarefa individual
Título: Importância da organização na Administração Geral
Aluno:
Disciplina: Administração Geral
Turma:
Introdução
ORGANIZAÇÃO – é uma segunda função administrativa.
É o processo de dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução, Alocar os recursos e coordenar os esforços.
Com o objetivo de obter o máximo resultado com um mínimo de cada recurso utilizado.
A estrutura organizacional é representada por um organograma, demostrando:
Divisão do trabalho - indicando Como as responsabilidades estão divididas dentro da organização e quais são as responsabilidades de cada unidade de trabalho.
Comunicação ou cadeia de comando – indicando como as unidades de trabalho se inter-relacionam e quem é subordinado a quem.
Autoridade, responsabilidade e delegação – indicando quem tem mais autoridade – no topo da hierarquia – e quem tem menos – na base da hierarquia.
Os Níveis Hierárquicos
De acordo com CHIAVENATO, a organização é uma função administrativa presente tanto no nível institucional quanto nos níveis intermediário e operacional, como segue:
Os Níveis da Organização
De acordo com Chiavenato, as organizações podem ser classificadas em organizações “Altas” e organizações ”Achatadas.”
Nas organizações altas - por serem verticalizadas – têm muitos níveis de administração, organizados sob a forma de pirâmide.
Os administradores têm mais contato com os subordinados, a amplitude do controle é mais estreita e há mais oportunidades para promoções, uma vez que existem muitos degraus na escala hierárquica.
Contudo, a comunicação tende a ser lenta e imprecisa.
Nas organizações achatadas - a base encontra-se próxima ao topo da organização, a comunicação é rápida e pouco distorcida, as decisões podem ser tomadas com mais agilidade, as pessoas da base