prioridade dos paradigmas
Ideologia é o conjunto de ideias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma maquiada de indivisão.
Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.
Em nosso dia a dia, podemos encontrar diversos exemplos de ideologia: preconceito, mercado consumidor, econômica, moda e etc.
Nos dias de hoje é praticamente impossível não ser influenciado por algo. Constantemente, a mídia seja em forma de jornal, televisão ou internet, nos bombardeia com informações e nos leva a acreditar e reverenciar coisas que não são necessárias ou então, não eram. Ela nos faz acreditar em “verdades” comuns a sociedade, nos influencia a crer em uma determinada ideologia. Cremos que é necessário demonstrar poder através dos bens que possuímos. O “ter”, produz um processo ilusório, pois nos faz pensar que o consumo trará um contentamento interno. Como Cazuza disse em sua música: “Os meus sonhos foram todos vendidos”. É praticamente o que acontece nos dias de hoje, onde os sonhos não são mais autênticos, e sim, influenciados por diversas ideologias diferentes entre si.
Enfim, podemos concluir que a ideologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e que nós às vezes participamos dela em algumas situações e nem percebemos. Se quisermos enfrentar a ideologia, devemos desenvolver o espírito crítico.